Postado em 12/07/21 : 02:07:38
Por Revista Caminhoneiro em 24/03/2019
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Proposta pelo CONTRAN, a Resolução número 760 de 2018 prevê que a regulamentação de um sensor capaz de avisar o motorista sobre a falta do cinto de segurança. Assim, a tendência é que o condutor seja estimulado a usar o acessório capaz de evitar acidentes. Essa Resolução sobre o cinto de segurança com sensor estipula que a regra deve funcionar de forma gradativa. A partir do dia primeiro de janeiro do ano de 2020, as normas devem ser aplicadas aos automóveis, caminhonetes, caminhonetas e utilitários produzidos ou importados seguindo os conceitos de novos projetos. Um ano mais tarde, a regra se estende para caminhões-tratores, caminhões, motor-casa, microonibus e ônibus, importados ou produzidos em novos projetos. Dessa forma, a regra não se aplica para novos modelos de versões já existentes, mas sim para lançamentos e linhas recentes. Se quiser ver todos os detalhes e entender melhor como essa lei está proposta, clique aqui.
Sensores posicionados no cintos de segurança devem assegurar que todos os que estão no veículo usem os cintos. E para isso, serão exibidos alertas visuais e sonoros no painel de controle do caminhão, por exemplo.
Mesmo com diversas leis e regulamentações, o Brasil continua figurando entre os cinco países com maior índices de acidentes no trânsito. E para reverter esse quadro, o governo acredita na mudança do comportamento do motorista. Isso porque, pesquisas do ONSV revelam que 90% dos acidentes estão relacionados com as próprias atitudes dos motoristas. “O dirigir está associado a escolhas. Você escolhe falar ao celular e dirigir. Você escolhe andar em alta velocidade. Você escolhe beber e dirigir. Você escolhe não usar o cinto”, garante o presidente da entidade, José Aurélio Ramalho.
Atualmente, o cinto de segurança é considerado essencial para o transporte, seja em qualquer veículo. Se o motorista ou qualquer passageiro estiver sem essa proteção, o condutor será punido com uma multa grave, infração que gera 5 pontos na carteira e uma multa no valor de R$195,23.
Muitos acreditam que a lei do cinto de segurança é desnecessária, já que o equipamento não é essencial e não pode proteger realmente uma pessoa após um acidente. Mas a verdade é que os números demonstram uma importância muito grande do cinto de segurança. Qualquer caminhoneiro que esteja na estrada e sofre um acidente grave, pode reduzir em 50% a chance de uma fatalidade se estiver utilizando o cinto de segurança. Ou seja, o acessório reduz pela metade a chance de morte para motorista e passageiro que estão no banco dianteiro. No caso do banco traseiro esse dado pode ser ainda mais surpreendente. O cinto pode reduzir em 75% a chance de ferimentos fatais em acidentes. Impressionante, não é mesmo? Devemos ressaltar sempre a importância desse hábito e como ele pode salvar a vida de caminhoneiros que viajam todos os dias. Mas e você, aprova a lei do sensor de cinto de segurança ou acha um exagero? Gostou do assunto ou possui alguma outra dúvida? Comente
FONTE: https://www.revistacaminhoneiro.com.br/alarme-com-sensor-de-cinto-de-seguranca-sera-lei-em-2020